terça-feira, 1 de junho de 2010

O trabalho de Patrick Allien

Nesse final de semana fui fotografar em Paraty!!!

Andar pela cidade e como um colírio para os olhos. A arquitetura é linda, as casas transbordam Arte. Muitas se transformaram em Galerias de Arte, outras em Ateliers de artistas, onde podemos ver de perto os artistas trabalhando e outras em lojas de artesanato, que são lindas e dá vontade de comprar tudo.

Passeando um pouco pelo centro, antes de começar a fotografar, conheci um trabalho que me encantou. Patrick Allien é um artista eclético que trabalha com diversas técnicas, mas a que me chamou atenção foi a Heliogravura.

“A Heliogravura é um processo fotomecânico, destinado a obter uma edição de estampas gravadas a partir d de uma matriz de cobre que recebera a gravura da foto.“

As fotos são passadas para um positivo e aplicadas em uma placa de cobre. Essa placa recebe um tratamento especial de fixação da imagem e polimento. O artista escolhe o papel que irá imprimir e o trabalho parte para a impressão, que é feita manualmente em uma prensa.

A qualidade da imagem impressa é tão perfeita, que na primeira olhada ela passa por fotografia. Quando chegamos perto é possível ver que são gravuras, tiradas de imagens fotográficas, mas são gravuras.

Vale a pena conhecer o trabalho de Patrick é lindo!!!




www.gravaraluz.blogspot.com

Rua do Comércio – Centro Histórico - Paraty

24 3371 1158

Nenhum comentário:

Postar um comentário