segunda-feira, 6 de junho de 2011

Confraria do Vinho do Porto

Em um ritual histórico, brasileiros são entronizados para Confraria do Vinho do Porto




No último dia 28, a cidade de São Paulo recebeu uma das cerimônias mais antigas realizadas no mundo vitivinícola e os aromas e sabores dos tradicionais vinhos do Porto deram o tom da celebração. A Confraria do Vinho do Porto realizou aCerimônia de Entronização dos novos Confrades brasileiros, um ritual que remonta ao período da Idade Média, quando começaram a surgir as primeiras confrarias. Personalidades e pessoas influentes do mundo do vinho que de alguma forma contribuem para a difusão, promoção e consolidação dos emblemáticos vinhos do Porto estiveram entre os entronizados.






“A entronização é o principal ato da Confraria e é sempre uma honra entronizar brasileiros que atuam na divulgação dos nossos vinhos. Há, atualmente, brasileiros que foram entronizados quando constituímos a Confraria do Vinho do Porto, em 1984, e que permanecem Confrades, atuando como Cavaleiros ou com o grau de Infanção, um dos mais altos da Confraria”, explica Luciano Vilhena Pereira, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, que esteve no Brasil para a cerimônia.








Cargos exercidos na Idade Média
A Confraria é organizada de acordo com a atuação de cada Confrade. Aqueles que trabalham no comércio e exportação do Vinho do Porto recebem o grau de Mestre e de Experto sendo administradores ou empregados superiores das empresas exportadoras de Vinho do Porto. A Chancelaria é composta pelo Chanceler (a figura de máxima representatividade), AlmoxarifeCopeiro-MorAlmotacé e Fiel das Usanças (o mestre de cerimônias).


“Quando os Confrades se reúnem oficialmente convocados pelo Chanceler, tem lugar um Capítulo e então são tomadas decisões importantes sobre a Confraria, sendo uma das maiores a admissão de novos Confrades, efetivos ou honorários, estes sob os graus de Cancelário, Infanção e Cavaleiro”, explica o presidente do IVDP.


A Confraria do Vinho do Porto tem como personagem tutelar o Infante D. Henrique de Avis, mais importante figura do início da era das descobertas, também conhecido como Infante de Sagres ou Navegador. A Confraria considera que o espírito universal do Vinho do Porto coincide com a figura do Príncipe. O chapéu que completa o traje dos Confrades é uma cópia do utilizado pelo célebre Infante.


Para a cerimônia histórica que aconteceu em no Iate Clube de Santos, além da Chancelaria (George Sandeman, o chanceler, esteve presente), compareceram o Presidente do Instituto do Vinho do Douro e Porto (que tambem é Confrade com o grau de Infanção) a vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho e alguns presidentes das Comissões Vitivinícolas Regionais, além de produtores portugueses.







Confraria do Vinho do Porto
Em novembro de 1982 foi constituída a Confraria do Vinho do Porto, com sede no Palácio da Associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa) na cidade do Porto. Tendo como objetivo a difusão, promoção e consolidação do renome mundial do vinho do Porto, reúne pessoas que exercem atividades no comércio e exportação do Vinho do Porto.






O Brasil em números
O Vinho do Porto atinge o melhor resultado há 60 anos e os vinhos com Denominação de Origem Douro alcançam a melhor performance de sempre nas exportações para o Brasi. Mais de 2,7 milhões de garrafas de vinhos com Denominação de Origem PORTO e DOURO foram exportados em 2010 para cá. Um registo ímpar que confirma o Brasil como um dos mercados estratégicos para o setor, que apresenta nos últimos anos um contínuo e sustentado crescimento. No caso do Vinho do Porto, como já foi referido, trata-se do melhor registo desde 1951 e pela primeira vez ultrapassa o volume de negócios de 5 milhões de euros. No tocante aos vinhos do Douro, o ano passado foi o melhor de todos, aqui também com 1,2 milhões de garrafas e um volume de negócios superior a 3,6 milhões de euros.


Se no caso dos vinhos do Porto o Brasil é o 11º mercado mundial, em relação aos vinhos do Douro ocupa a 3ª posição na comercialização global. O crescimento registado nos Vinho do Porto em relação a 2009, e apesar da crise internacional, foi de 30,1% em quantidade e 20,6% em volume de negócios, uma performance extremamente positiva já que nos últimos 5 anos mais do que duplicou. Quanto aos vinhos com DO Douro, o crescimento registado também é importante: 15,5% em facturação e 14,6 em quantidade. Também aqui o comportamento é idêntico ao Vinho do Porto, com as vendas a crescerem mais do dobro desde 2006




Fotos: Carola Montoro

Fonte: CH2A Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário